Audilog é parceira da Prefeitura de Louveira

vanessacastilho2

Pensando no bem estar da população, a Prefeitura de Louveira através da Secretaria de Saúde promoveu na manhã desta quinta-feira (1), a entrega de mais de 80 aparelhos auditivos da marca Siemens para quase 50 moradores da cidade portadores de deficiência auditiva.

Esta é a terceira vez apenas neste ano que a secretaria de Saúde promove a ação, totalizando cerca de 240 aparelhos entregues e, aproximadamente, 130 pessoas beneficiadas, pois em alguns casos são disponibilizados pares do equipamento. Com isso, a administração pública zerou a fila de espera.

Durante o evento, a fonoaudióloga Vanessa Feliciano Castilho, representante da Siemens na região, tirou algumas dúvidas dos beneficiados e explicou também que eles deverão retornar daqui alguns dias na Rede Municipal de Saúde para avaliação.

“O uso do aparelho que disponibilizamos aos usuários do programa tem melhorado a qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva que nos procuram, uma vez que o convívio social e familiar melhora”, comenta. Segundo a profissional de saúde o apoio da família é imprescindível. “É importante que a família esteja disponível, conversando, apoiando e acompanhando o paciente em todo o processo”, reforçou a fonoaudióloga.
De forma coletiva, os contemplados também receberam orientações sobre o uso sobre o uso correto do aparelho, como realizar a limpeza, troca de pilhas e os cuidados que devem ser tomados para conservá-los funcionando perfeitamente.

Beneficiados elogiam iniciativa

Para poder receber o aparelho auditivo, os beneficiados tiveram, inicialmente, que passar em consulta pela Rede Municipal de Saúde, com um médico especialista e uma fonoaudióloga para avaliar a necessidade do uso do aparelho. Em caso positivo, os pacientes sem condições financeiras entraram em contato com a Secretaria de Saúde, que realizou uma avaliação social dos pacientes. E aqueles que realmente não poderiam comprar, receberam o aparelho gratuitamente da Prefeitura.

A filha de uma das contempladas com o aparelho auditivo, Antonia Sara Damasceno, de 47 anos, ficou feliz com a entrega do aparelho. “Estou muito contente em participar deste momento ao lado da minha mãe, Maria Damasceno Freitas, 68. Vamos poder dialogar melhor daqui para frente.” Antonia ainda destaca o fato de ter suporte na área da saúde para todos os cuidados que a mãe precisa. “Não tenho do que reclamar todo o respaldo a equipe da saúde nos dá e tudo funciona muito bem”, finaliza.

Quem também estava muito feliz em “poder escutar melhor” era Maria Alvez Lima, de 78 anos. A filha de Maria, Ane Quésia Alves Lima, 32, comenta que agora vai poder conversar mais com a mãe. “Ela já teve um aparelho anteriormente, porém a qualidade não era boa. Este é ótimo, e com certeza vamos dar muita risada juntas”, completa Ane, com um belo sorriso no rosto.

O Pernambucano Carlos Gomes de Sousa, 23, também saiu do evento com o seu aparelho na mão e destaca a iniciativa da Prefeitura. “Só aqui vimos esse tipo de iniciativa e eu estou muito feliz por poder ouvir melhor daqui pra frente.” Sua esposa, Marli da silva Sousa, 20, afirma que agora a relação entre os dois vai ficar ainda melhor. “Vamos conversar mais agora e com mais tranquilidade. Só tivemos essa oportunidade em Louveira. Agradecemos muito à secretaria de Saúde e à Prefeitura de Louveira”, conclui.

Texto e Foto: Prefeitura de Louveira

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s